quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Return to innocence"



REGRESSO À INOCÊNCIA


Há quanto tempo!!!
Há realmente muitos anos!!!
- Foi precisamente no dia 7 de Outubro de 1968, eu tinha a tenra idade de 6 anos de vida, no entanto recordo-me como se fosse hoje, passados exactamente 43 anos!
- Anos esses que deixaram marcas físicas em mim, ditadas pelo tempo, embora a minha mente preserve tudo o que se passou naquela manhã de 7 de Outubro.
- Pela manhã as ruas enchiam-se de verdadeiros bandos de pombas e pombos brancos, com rumo à Estrada de Alvor, onde se situa a antiga Escola Primária de Portimão, dava--se assim inicio a mais um ano lectivo, e era o meu primeiro dia de aulas.
- Nessa altura todos usávamos batas brancas, como a neve, de preferência com as iniciais do nome, recordo-me perfeitamente das minhas iniciais bordadas a cor de rosa,  com letras de caligrafia, no canto superior esquerdo, na mão levava uma pequena pasta de cartão de cor cinzenta, com os desenhos do TOM & JERRY, assim como a  carteirinha dos lápis a condizer, tudo isto foi-me ofertado pela minha madrinha de baptismo.
- Nesse dia, por volta das 8.30 horas, na companhia da minha amiga Isabelinha, (Isabel Elias) e da minha mãe, lá saimos de casa em direcção à escola, tamanha era a agitação, a adrenalina, e ao mesmo tempo, o nervosismo do primeiro dia, de muitos de uma caminhada, que só não foi maior, porque as condições de vida dos pais  não o permitiram.
- A Escola, era um mundo aos meus olhos inocentes de criança, era composta por dois amplos pavilhões de oito salas cada um, sendo quatro salas no r/c e as outras quatro no 1º andar. As salas eram tipicamente de escola antiga, o chão de madeira, lareira ao canto, as secretárias, era as chamadas "carteiras", em madeira, inclinadas, com o banco duplo incorporado na mesma, e com tinteiros para tinta permanente no topo.
- Na parede em frente, havia uma quadro  enorme, em ardósia preto, e mais acima, em jeito de decoração,  uma cruz, com Jesus Cristo, assim como as fotografias de Américo Tomáz e António de Oliveira Salazar, ministro e chefe Estado do, do antigo regime Salazarista, da altura.
- As salas tinha todas práticamente a mesma dimensão e eram todas decoradas da mesma forma.
- Nessa altura, as turmas não eram mistas, os rapazes ocupavam o primeiro pavilhão, e as meninas o segundo, e nem no recreio se juntavam, uma vez que os espaços exteriores eram também dividos.
- A minha professora, chamava-se D. Luziete dos Reis Correia, e acompanhou-me durante os quetro anos da Escola Primária, ainda hoje tenho presente os seus sábios ensinamentos, ainda sou do tempo em que se aprendia, as linhas férreas, as serras, os rios, as colónias Portuguesas em Africa, e tudo o que a elas dizia respeito, naquela altura a 4º classe era seguramente concluida, com um ensino muito mais alargado do que nos dias de hoje.
- As horas do recreio, eram sem duvida os melhores momentos passados na Escola, organizavamos jogos de roda, do elastico ou  da macaca, as enormes arvores frondosas que lá existiam, tornaram-se como casas para nós, e era realmente debaixo destas arvores que nos juntavamos em grupinhos de brincadeiras e jogos de inocência, tão pura, que nunca dariam azo a maldades nas nossas cabecinhas infantis, tão diferentes dos dias de hoje.
- Ainda sou amiga da minha colega Isabelinha, a vida dela seguiu um percurso diferente do meu, teve outras oportunidades que eu não tive, mas uma coisa temos em comum, e essa, a  vida, nunca nos conseguirá tirar, é precisamente a "MEMÓRIA" dos nossos tempos de Infância e da nossa Escola Primária.
- A Infância é sinonimo de Inocência, hoje, talvez, por pensar que  conheço muitas coisas menos boas não me importaria de RETORNAR À INOCÊNCIA!




Sem comentários:

Enviar um comentário