quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"CALA E COME"

Fiquei deveras surpreendida, com as dezenas de visitante que consultaram o texto que publiquei ontem, com titulo"QUE BELO SISTEMA"!
Acabo de concluir que as pessoas têm muito mais curiosidade sobre textos como este, do que textos sobre pensamentos, emoções ou até histórias reais de vida!
-É o reflexo da situação que vivemos no país, do descontentamento da maioria. Maioria essa, que mesmo achando que este governo tem contribuido para afundar o país, que não há competência na maior parte das entidades a que somos obrigados a recorrer diáriamente, mantêm-se no silêncio!
-Infelizmente quem fala alguma coisa, normalmente só se projudica, por isso mesmo é o chamado "cala e come" e são muito poucos os que lutam para que surja algo de mudança, é a tal história do SISTEMA , e não muda nada!
-Há dias acompanhei uma amiga idosa a um Centro de Saude, ao nos dirigirmo-nos ao balcão a funcionária diriguiu-se á minha amiga da seguinte forma: O que é que VOCÉ quer? Diga lá?
-Achei isto o cumulo para falar com uma senhora com mais de 80 anos!
-Aproximei-me mais ao balcão e disse-lhe: VOCÉ NãO! A SENHORA! Se não se importa!
Então aí o funcionário baixou a cabeça, e começou a tratá-la por senhora!
Já por diversas vezes assisti a cenas de gritos e de zangas desta pessoa com os utentes, normalmente pessoas idosas, e nesse dia não foi expecção. Ao fim de poucos minutos chegou uma outra utente idosa, e porque a senhora não lhe saberia explicar qualquer coisa, que o funcionário perguntou, alta confusão, foi a tal ponto que a pobre da senhora saíu a chorar e a dizer que só recorre ao Centro de saude em ultimo caso, por causa deste funcionário!
Isto é inadmissível!
Será que o sr. director que está á frente deste Centro não se apercebe disto?
Que tipo de formação moral tem este Director para estar á frente de um Centro de Saude, e manter um funcionário com um perfil que não se enquadra em nada no serviço que está a prestar?
É assim, quem vai ao Centro, normalmente é porque está doente, mas arrisca-se a sair de lá ainda bem pior! Tudo depende da disposição da pessoa que o atende!
-Ainda mais ridiculo, foi eu ter conversado com outras pessoas que trabalham neste Centro nesse mesmo dia, e dizer-lhes: Tal foi esta gritaria!
-Sabem o que me responderam: Olha amiga quando os dias lhe correm mal é sempre assim! Não há nada a fazer!
E é assim, ninguém faz nada, são poucos os que pedem o livro de reclamações, porque a maioria dos utentes são idosos, e nem sabem que isso existe!
Já fui atendida várias vezes por este funcionário, e pessoalmente não tenho reclamação nenhuma a fazer-lhe, mas como vivo em sociedade sou incapaz de não me deixar afectar por situações que tenho presenciado sobretudo com idosos!
-Na area da saude há pessoas que não sabem nada de relações humanas, são frias, calculistas e mal formadas e aproveitam-se dos outros, normalmente idosos indefesos, para fazer valer a sua arrogância, é muito triste!
Mas infelizmente é assim, deixamos andar, porque ninguém pode ter voz activa para mudar o tal SISTEMA, por isso vamos continuando no CALA E COME!

1 comentário:

  1. Percebe agora porque resolvi fazer o que fiz em relação ao Centro de Saúde de Aljezur? Pelos vistos não aprenderam!!!!

    ResponderEliminar