terça-feira, 8 de março de 2011

MULHERES!

Hoje é o dia internacional da MULHER!
Hoje quero pensar em todas, de maneira igual! Mas não sou capáz!
A todas as que fazem ou fizeram parte da minha vida, ás de sucesso, que conseguiram ultrapassar metas, e barreiras, ás que são esposas e mães, ás que sofrem na pele a discriminação da sociedade, ás que são vitimas de violencia domestica, e ás  que são marginalizadas na praça publica!
Estas ultimas, a maioria,  nos países de terceiro mundo!
Estou a lembrar-me por exemplo, de Sakined Ashtiani, que foi condenada à morte por apedrejamento, no Islão por ter cometido adultério, mas à muitas que vivem escondidas em trilhos,  cheias de medo, com olhares amargos de vida maltratada e sofrida de pavor e ancia, sem ternura nem credo!
-Todas as que são vitimas de predadores e abusadas sexualmente, sem qualquer tipo de escrupulos, como se de animais irracionais se tratassem,  todas as que são vitimas de violencia domestica, fisica e psicologica, e mantêm-se na clausura, por medo, vergonha, pavor e muitas vezes por uma questão de sobrevivencia, e coragem,  vivem numa agonia sem tamanho, sempre à espera da proxima vez, que muitas vezes poderá ser a ultima, estas MULHERES acham-se também condenadas a uma morte anunciada, não tendo coragem ou meios de vida  para mudar o seu  proprio destino .
-Muitas vezes temos situações destas na porta ao lado da nossa, mas estes seres, remetem-se ao TRISTE SOM do SILENCIO,  de um silencio ensurdecedor, que as fere , as  magoa, no gume da navalha, no mais profundo do seu ser, no maior recato da sua alma e da sua mente, e muitas vezes fazem de tudo para não mostrar o que lhes vai no coração . Muitas continuam amando e sofrendo, pergunto-me como é possivel amarem quem as maltrata, e mesmo assim tentam abafar a situação e vivem devotas, ao criminoso por amor e medo!
Infelizmente sei do que estou a falar, já tive dias de pavor e medo na minha vida,  também!
-Se vocé é MULHER,  e tem situações destas, não tenha medo, não as abafe, procure ajuda, evite ficar sózinha, nós não vivemos num país de terceiro mundo, há ajudas, temos por exemplo a APAV, que é uma associação de apoio à vitima, onde vocé pode contar com técnicos e sigilo à altura, e um acompanhamento que em certas situações pode-se tornar fundamental!
-Não fique calada,  PARTILHE o seu caso com alguém da sua confiança, dividindo,  tudo fica mais leve e vocé nunca sabe o que lhe pode acontecer amanhã. Evite surpresas desagradaveis para quem vocé sabe que gosta de si, e poderá lhe dar uma forte ajuda, e ao mesmo tempo estar mais atento consigo!
-Hoje é no mundo o dia internacional da MULHER, mas isso para mim,  é apenas mais uma data banal do calendário, porque todos os dias nós somos MULHERES, para o bem e para o mal, para sermos esposas e mães, MULHERES  de luta e de trabalho, muitas vezes de canseiras sem tamanho, sobretudo em relação aos nossos filhos e sobretudo por eles, e apesar de várias situações e acidentes de percurso valeu apena termos nascido com o sexo feminino, valeu apena sermos MULHERES!!!

APAV - 800202148

Sem comentários:

Enviar um comentário