quarta-feira, 9 de março de 2011

No PERFIL de um LIDER!

Para contrapôr um pouco a minha leitura de romances, estou a ler um livro de um grande lider politico!
-Normalmente, leio tudo o que consigo da obra de Nicholas Sparks, é sem duvida o meu escritor de eleição, pela forma que joga com as palavras, e me faz chegar ao mais profundo do meu imaginário.
-Transporta-me para paragens que o proprio descreve como pequenos paraísos em terra, histórias  de vida, mas na maioria   apenas de fruto da sua imaginação!
-Na leitura,  e atravez dela, conseguimos viver emoções, sentir perfumes e aromas, passear-mo-nos em grandes jardins,  prados ou florestas, oceanos, mares,  rios ou lagos, sentindo sensações de liberdade apenas imaginando.
Unicamente o ser humano tem essa capacidade de descodificar na sua mente consciênte, as sensações da realidade da leitura, todos podemos ler o mesmo livro, mas as paisagens na mente de cada um, são sempre diferentes, nunca conseguimos explicar ao outro o quadro que formamos na nossa mente, e apesar da obra ser a mesma a visualização moral é sempre diferente entre humanos.
Mas para contrapôr um pouco estes cenários, estou a ler sobre o meu lider politico, Mário Soares!
-Soares, nasceu em Lisboa, em 7 de Dezembro de 1924, e em 1942, ingressa na faculdade de letras de Lisboa, para estudar Histórico-Filosóficas, talvez seja um pouca esta vertente da Filosofia que sempre me fascinou neste homem. É sem duvida o meu Lider de eleição!
-Foi em tempos, ainda de estudante,  o principal impulcionador da fundação do MUD Juvenil, acabando por ser o principal dirigente deste Movimento de Unidade Antifascista.
Soares foi preso várias vezes, numa delas encontrou-se na mesma cela com o seu proprio  pai, na cadeia do Aljube, e neste mesmo estabelecimento prisional casa-se com Maria Barroso em Fevereiro de 1949.
-Até aqui este lider esteve ligado ao PCP, mas ao inscrever-se para cursar Direito, na Faculdade de Direito em Lisboa,  em conjunto com um grupo de Amigos, funda a Resistência Republicana e Socialista, participando activamente na campanha eleitoral de Humberto Delgado, o General sem medo, e participa em movimentos para derrubar o regime, como por exemplo a Revolta da Sé.
Em Abril de 1964 funda em Genebra a Acção Socialista Portuguesa, em Agosto de 1970, é obrigado a partir para o exílio em Paris onde escreveu o livro Portugal Amordaçado, e regressou deste exílio apenas quando se deu a Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1974.
-Em Janeiro de 1975, Soares, como Ministro dos negócios estrangeiros, após ter assinado o acordo do cessar- fogo, com Guiné e Cabo Verde, fixa a data de independência de  Moçambique e de Angola.
Apenas em Julho de 1976, Soares torna-se ministro do primeiro governo portugués, e é  eleito vice-presidente da internacional Socialista, e em Abril de 1977,   recebe o galardão da Liga Internacional dos Direitos do Homem. Em 1985 assina o tratado de adesão de portugal à CEE.
Após ser demitido do cargo de Primeiro Ministro, Soares candidata-se ás eleições presidenciais, e é eleito Presidente da Republica Portuguesa à segunda volta, vencendo o candidato da direita Freitas do Amaral em 16 de Fevereiro de 1986.
- "Eu sei para onde quero ir, a minha força é estar absolutamtente convicto daquilo que estou a fazer, se apanho na cara, não fico diminuído, porque aos meus proprios olhos, não me sinto diminuído", este é um pensamento de Soares, a força da sua capaciadade de resistência,  convicção, e crença no progresso do país ( na altura), levou-o a dizer que o mundo era um desafio apaixonante para a humanidade, e ainda hoje é este   o  sentido fundamental deste  homem de esquerda, que tanto admiro e tal como ele, eu hoje ainda continue a acreditar, no progresso e na capacidade de desenvolvimento da condição humana!
-Podem achar um pouco estranho este meu texto de hoje, mas tal como Soares, eu também tenho as minhas convicções, e acho que nunca abdicarei delas, continue a acreditar que é sempre possivel um maior entendimento no mundo e sobretudo entre humanos, a humanidade é o maior bem do proprio mundo, e fazendo parte integrante dela, e como humana que sou, nunca poderia ficar alheia ou  ficar indiferente, áquilo que realmente acredito, e a pensamentos deste homem que ainda hoje me continua a seduzir e  fascinar!
Soares é realmente o meu lider político!

Sem comentários:

Enviar um comentário