No dia 5 de Março de 1915, nasceu na no sitio de Alferce, concelho de Monchique, filho de Maria de São José e de Inácio Duarte, um menino a quem deram o nome de Miguel Duarte!
-Miguel foi o quinto filho dos sete que o casal pôs no mundo, seis rapazes e uma rapariga.
A rapariga chamava-se Mariana, os outros todos rapazes, era o João, o Inácio , o Manuel, o José, e o mais novo Vitorino. De todos eles unicamente este mais novo o Vitorino ainda está entre nós, todos os outros já partiram.
-O Miguel foi o meu pai!
O meu pai foi o melhor pai do mundo, o mais carinhoso, meigo e terno, pelo menos aos meus olhos e aos meus sentidos, simplesmente por ser meu pai!
-Homem simples, trabalhador, e de uma humanidade, humildade e generosidade que ainda hoje me comove e me emociona!
O meu pai foi e será sempre O MEU HERÓI, o homem a quem mais amei incondicionalmente, com um amor de respeito, consideração e um carinho que não tem tamanho, é de todos, os que eram meus, e partiram o que deixou o lugar mais vazio fisicamente, mas apesar disso a sua presença espiritual está presente na minha vida todos os dias, sinto muitas vezes algo que me puxa para cima nos meus momentos menos bons, agradeço-lhe muitas vezes as coisas boas que me acontecem, e muitas vezes, em situações muito particulares, intimas e pessoais em relação a mim ou aos meus, peço-lhe muita vez ajuda, e acho que ele nunca me falhou, tanto como me protegeu em vida, agora em paragéns longínquas que eu desconheço, ele continua a olhar por mim, a mostrar-me o caminho mais seguro, e a dar-me o seu alento na minha vida!
-O meu pai Miguel Duarte partiu por volta das 8.00 horas da manhã do dia 18 de Dezembro de 1999, e mesmo passados estes 11 anos, eu ainda não consegui fazer o seu luto, porque a nossa afinidade e cumplicidade era tamanha, que ele continua na minha alma e na minha mente como uma presença viva!
-Hoje se fosse vivo, completaria 96 anos de vida, hoje seria dia de festejar, mas hoje não vai haver festa com bolo de velinhas, mas esteja ele onde estiver sei que estará como sempre esteve em vida, de olhos postos em mim, sorrindo para mim com os seus olhos ternos, com que sempre me sorriu, e irá saber que neste seu dia de aniversário o meu pensamento estará com ele, como sempre, mas pela data em si será muito mais profundo, mais sentido e terei em mim o sabor amargo das lágrimas!
Parabéns paizinho!
Sempre fostes e serás O MEU HERÓI!
Sem comentários:
Enviar um comentário